Caetano nasceu em outubro de 1480, em Vicenza, na Itália. Filho do conde Gaspar de Thiene e de Maria do Porto, desde muito jovem mostrava grande preocupação e zelo pelos pobres, abrindo asilos para os idosos e muitos hospitais para os doentes, especialmente para os incuráveis.
Caetano estudou em Pádua, na Itália, onde se diplomou nas matérias jurídicas, aos 24 anos de idade. Nesse meio tempo, fundou uma igreja dedicada a Santa Maria Madalena na propriedade da família, em Rampazzo, que ainda hoje é a paróquia desta localidade.
Em 1506, foi para Roma exercer a função de secretário particular do Papa Júlio II. Na qualidade de escritor das cartas apostólicas, fez contato e conviveu com cardeais famosos, aprendendo muito com todos eles. Mas a principal virtude de Caetano era a humildade em observar antes de reprovar o mal alheio.
Costumava dizer que ‘Cristo espera e ninguém se mexe’. Participou do movimento laical Oratório do Divino Amor, que procurava estudar e praticar as Sagradas Escrituras. Só então, depois de muita reflexão, decidiu-se pela ordenação sacerdotal, em 1516. Tinha 36 anos de idade quando celebrou sua primeira missa na basílica de Santa Maria Maior.
Após uma vida de muito trabalho e sofrimento, Caetano morreu de fadiga, aos 66 anos, no dia 7 de agosto de 1574, em Nápoles. O santo foi canonizado em 1671.
São Caetano de Thiene, rogai por nós!Oração
Deus Pai de bondade, ajudai-nos a confiar mais na Vossa providência e concedei-nos, pela intercessão de São Caetano, buscar o que é santo e promover a paz e a caridade entre as pessoas. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
Reflexão
Caetano de Thiene implorava a reforma de vida e de costumes dentro da Igreja: “Cristo espera e ninguém se mexe”, repetia. Andava sempre em auxílio dos doentes, dos pobres e mendigos da região. Realizou na sua vida tudo aquilo que pregou. Nunca teve pressa de viver, mas aproveitou cada minuto de sua vida para socorrer os necessitados.