MÊS DE AGOSTO – FESTA DE SÃO CAETANO
"MÃO NA PALAVRA E NO POBRE - SALVANDO VIDAS”
FUNDADOR DA ORDEM DOS CLÉRIGOS REGULARES TEATINOS
Caetano Thiene nasceu na cidade de Vicenza (Itália), no mês de Outubro de 1480 em uma família de nobre e ricos. Em 30 de Setembro de 1516 (dia de São Jerônimo) foi ordenado sacerdote. A partir daquele momento Caetano dizia: "liguei a minha Vida à Cruz de Cristo". Ele se fez pobre de Deus para buscar ante tudo e sobre tudo o Reino de Deus e a sua Justiça (Mt. 6, 33).
Assim o definiu Pio XII: “Incansável apostolo do Divino Amor e notável campeão da caridade Cristã”.
Celebrar a festa de São Caetano é celebrar a abnegação, a doação e a vida. São Caetano é conhecido pelos povos e nações como o Santo da Providencia, o Santo do Pão e do Trabalho, o Santo dos Milagres e pacificador dos tumultos populares.
Como fundador da Ordem dos Padres Teatinos, nos ensina a ser modelo de Sacerdote e a buscar através do apostolado e da ação evangelizadora, a justiça do Reino de Deus que proporciona vida. É com esse espírito, que nós teatinos, nos empenhamos para vivenciar e atualizar o carisma de nosso santo fundador.
Caetano valorizou muito a Palavra de Deus, principalmente o Evangelho, que deveria ser posto em prática para que assim pudéssemos alcançar o ideal cristão. Preocupou-se muito com a participação dos leigos da Igreja. Fundou do Oratório do Amor Divino em várias cidades, incentivou a caridade com os doentes incuráveis, as crianças carentes, as prostitutas arrependidas...
São Caetano faleceu no dia 7 de Agosto de 1547, "oferecendo-se em holocausto pela paz de Nápoles." Dia em que terminou a guerra naquela cidade. Foi canonizado pelo papa Clemente X em 12 de abril de 1671, pelo seu desapego dos bens terrenos e o abandono confiante e filial nas mãos da Divina Providência.
ORAÇÃO DE SÃO CAETANO
Deus Eterno e Todo-poderoso, Vós fizestes que São Caetano, confiando na vossa Providência, desprezasse as coisas da terra e fosse enriquecido com abundantes bens celestiais. Concedei-nos, a nós que imploramos os frutos da vossa admirável Providência, que sejamos socorridos, por sua intercessão, em nossas necessidades espirituais e temporais. Isso, nós Vo-lo pedimos, por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do espírito Santo . Amém!
(Apresentar o pedido da graça que deseja alcançar e rezar o Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória).
Ler o texto de MT 6,24-34
HINO A SÃO CAETANO
São Caetano protegei seus filhos, infundi-lhes no coração
A paz que humildemente imploro e dá-nos a proteção.
Da providência es o Santo Pai, Filho és da Santa Mãe Igreja.
Predileto Filho de Maria, dá-nos fazer o que o Pai deseja.
Que na divina Providência, ô ô ô, Possamos crer cada vez mais.
E como tu pai São Caetano, ô ô ô, Aos necessitados ajudar.
O egoísmo hoje gera fome, injustiça e rancor.
Vem mostrar-nos a sua bondade, ensinai-nos o divino amor.
Ser fermento de reforma quero, buscando sempre o Reino de Deus.
Auxiliai-me em toda a minha vida, a seguir fiel os passos teus.